Parnaiba e Litoral - O Seu Portal de Noticias.

Parnaiba é a segunda que mais registrou empresas no Piauí

Parnaiba e Litoral | domingo, janeiro 15, 2012 | 0 comentários

Imagem: Proparnaiba



O Piauí registrou um total de 11.679 empresas no ano de 2011. Isso representa um avanço na economia estadual e influi diretamente na geração de emprego. Segundo José Eduardo Pereira, secretário de Registro da Junta Comercial do Piauí, é importante ressaltar que mesmo diante de um cenário de instabilidade econômica mundial e relativo desaquecimento da economia brasileira em razão dos reflexos da referida crise, se observou crescimento no número de formalizações e empreendimentos no Estado, que também se tornou rota da abertura de filiais de grandes redes atacadistas e varejistas do país.

“É necessário frisar que a contar do ano de 2000, o Piauí registrou a abertura de 63.608 novos negócios, o que significa mais da metade das 125.201 empresas registradas na Junta Comercial do Estado desde a sua fundação no ano de 1892. São 11 anos de avanços na vida sócio-econômica do piauiense, que definitivamente descobriu o empreendedorismo como peça propulsora de orçamentos familiares”, explica.
De acordo com José Eduardo, nos polos de Teresina foram registradas 4.945 novas empresas  em 2011. Em seguida, estão as cidades de Parnaíba com 615 registros, Picos com 311, Floriano com 262, Piripiri com 180 e Bom Jesus com 119. “Somados, esses números respondem por mais de 50% de registros do ano passado”, diz.
Segundo José Eduardo, os setores que sobressaem nos números da Jucepi são aqueles que compreendem o comércio varejista, notadamente de confecções em geral, materiais de construção, além das atividades empresariais de prestação de serviços.
Ele garante ainda que a cidade de Teresina continua com o crescimento do espectro de setores como educação, como a abertura de estabelecimentos particulares de ensino, além de empresas de ensino de qualificação e profissionalização. Na área da saúde, com a abertura de novas clínicas e hospitais, e notadamente o setor de alimentação e entretenimento, com bares, lanchonetes, restaurantes, casas noturnas, dentre outros.
“Evidentemente, observa-se que o advento no Microempreededor Individual (MEI), a partir de 2010, os números de registros de empresas praticamente dobraram, dando um grande salto, vez que esse tipo empresarial atraiu para a formalidade um surpreendente número de empreendedores que viviam à margem da lei e da cidadania. Para se ter uma ideia, sem que houvesse entrado em vigor a inscrição dos MEIs, foram constituídas no Piauí 5.966 empresas. Já em 2010, com o registro de MEIs, esses números foram para 11.551”, diz.
Fonte: Cidade Verde
Edição: Proparnaiba

Category:

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...