Parnaiba e Litoral - O Seu Portal de Noticias.

Parnaiba sediará etapa da 1ª CONSOCIAL

Arlete Nascimento | segunda-feira, janeiro 16, 2012 | 0 comentários


A Consocial tem como objetivo principal a promoção da transparência pública e estímulo à participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático, que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público. É resultado de um abaixo-assinado feito pelos participantes do 1º Seminário Nacional sobre Controle Social, realizado em 2009, que solicitava a realização de uma conferência que abordasse a questão.
 
A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social - 1ªConsocial é uma realização da Controladoria-Geral da União - CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.


A 1ª Consocial tem como tema central: "A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública" e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático

Cinco municípios piauienses receberão etapas da 1ª Conferência será a Consocial que discutirá sobre Transparência e Controle Social dos Recursos Públicos, que começará no dia 13 de janeiro, em Teresina.
Segundo o Secretário Executivo de Governo, Inácio Carvalho, "Durante o evento vamos elaborar um planejamento para eleger os delegados que irão representar o Piauí na etapa nacional da Conferência".
Na sequência, no dia 27 deste mês, será a vez de Parnaíba (Auditório da UFPI), seguida de Floriano (03/02), Picos (10/02) e Bom Jesus (02/03).

O evento visa estimular nas pessoas para que acompanhem e fiscalizem a forma com as questões e finanças públicas são geridas.


VEJA ALGUMAS DAS PROPOSTAS PARA A CONSOCIAL QUE A FORÇA TAREFA POPULAR DO PIAUÍ IRÁ APRESENTAR.
I - PROPOSTAS DA FTP.

a)     1 - Transformar a corrupção em CRIME HEDIONDO;


b)      2 - Fim das indicações dos conselheiros dos Tribunais de Contas pelo Poder Legislativo visto que só ex-deputados tem tido sido escolhidos, o que demonstra a falta de seriedade do modelo. Ademais, as contas dos gestores serão julgadas por ex-corregionários ou por ex-inimigos políticos fato que tira a neutralidade requisito essencial do julgador.

c)       3 -Monitoramento das prestações de contas municipais pelo Ministério Público fazendo com que sejam prestadas nos prazos de lei e em caso de desobediência dos gestores tomar as medidas legais e punitivas.

d)      4 -O Ministério Público deve fazer com que as Camara Municipais fiquem abertas e que a sociedade tenha acesso as prestações de contas como manda a Lei de Responsabilidade Fiscal, art. 49 e a Constituição Federal, art.31.

e)      5 -Ministério público cobrar dos prefeitos o cumprimento da lei nº 9452/97 que determina os prefeitos informarem aos sindicatos e partidos políticos a liberação de recursos federais.
f)       6 -MUTIRAO do Poder Judiciário para julgar os processos de criem de responsabilidade dos gestores, improbidade, ações populares e ações civis públicas.

g)      7 - O Poder Judiciário com urgência deve fazer um diagnostico nas ações penais contra gestores com o fim de evitar a prescrição dos crimes dando prioridade para os processos que estejam correndo risco de  serem extintos pela prescrição. Deve, também, o Judiciário apurar a responsabilidade pela demora na instrução dos processos.

h)      8 -Os sites dos Órgãos públicos não trazem informações suficientes  para que se possa fazer uma fiscalização. Exemplo disto é o da Assembleia Legislativa.

i)        9 - Os sites das Controladorias municipais, estaduais e nacional devem disponibilizar além da relação dos convênios, copias dos convênios, relação dos beneficiados, plano de obras, etc. Estas informações podem serem digitalizadas e disponibilizadas no site.

j)        10 - Colocar na grade curricular temas referentes ao controle social, ética e participação politica, devendo abranger especialmente ensino médio.

parnaibaelitoral.blogspot.com

Category: , , ,

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...