Parnaiba e Litoral - O Seu Portal de Noticias.

Ministério Público do Estado ingressa com ação para construção de abatedouro municipal em Parnaíba

Parnaiba e Litoral | quarta-feira, setembro 04, 2013 | 0 comentários

imagem divulgação


O Promotor de Justiça Antenor Filgueiras Lôbo Neto ingressou com ação civil pública para a imediata construção de um abatedouro público totalmente aparelhado em Parnaíba. O abatedouro deve ser uma instalação industrial apropriada ao abate, processamento e armazenamento de produtos de origem animal. A continuação dos procedimentos de abate e de comercialização de carnes em lugares sem higiene e expostos à sujeira é uma preocupação do Ministério Público do Piauí e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Os perigos de consumir alimentos de origem irregular são efetivos, e os riscos podem ser, em muitos casos, mortais, especialmente se os produtos forem consumidos na rua ou em estabelecimentos duvidosos. “Além dos riscos de contaminação durante o processo de abate e transporte, o armazenamento e o preparo deste alimento podem fazer a diferença para o bolso e principalmente para a saúde do consumidor. É preciso chamar atenção para a importância de comprar apenas produtos bem embalados, refrigerados e, principalmente, com o selo Serviço de Inspeção Federal (SIF), do Ministério da Agricultura, que atesta a qualidade”, explica Antenor Filgueiras.

Além da construção do Abatedouro Público de Parnaíba, o Ministério Público requereu a fiscalização intensiva sobre o abate clandestino, as feiras livres e os mercados locais (Mercado da Guarita, Mercado da Caramuru e Mercado da Quarenta), para que sejam suspensas todas as atividades de comercialização irregular de carnes.“O novo abatedouro deve melhorar as condições físicas de trabalho da população e o atendimento ao público consumidor, com novas definições de espaços e higiene, priorizando a funcionalidade de cada setor”, ressaltou o Promotor de Justiça. Os pedidos inclusos na ação civil pública também abrangem o comprometimento ambiental e contratação de novos funcionários.


Fonte: MPE-PI / GP1

Category: ,

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...