Diretor da Vigilância Sanitária fala sobre mercados municipais
Imagem: Proparnaiba
Na madrugada do dia 27 de dezembro, a equipe do Proparnaiba.com, visitou o Mercado Municipal da Caramuru, onde foram registradas imagens de carnes expostas em ganchos, sem as menores condições de higiene. A falta de infraestrutura e a sujeira podem ser vistas logo na entrada do local.
De acordo com Luciano Oliveira Assunção, médico veterinário e diretor da Vigilância Sanitária em Parnaíba, a primeira providência quanto aos mercados: Caramuru, da Quarenta e do Bairro de Fátima, será a realização de um levantamento da situação atual, depois, reunião com as pessoas envolvidas para um trabalho educativo, e logo após, uma fiscalização em cima do que foi ensinado para os trabalhadores do mercado. As principais cobranças serão referentes à limpeza.
A carne oferecida pelos mercados municipais não são inspecionadas porque o município ainda não dispõe deste serviço implantado e não há o abatedouro público municipal, este é um fator que faz com que a vigilância não faça maiores cobranças no mercado. “Nós nunca vamos ter a qualidade da carne desde o início da produção por mais que haja fiscalização, pois a carne pode estar contaminada de bem antes”, ressalta Luciano Oliveira.
A recomendação da Vigilância Sanitária de Parnaíba é que a população procure consumir carne que tem em supermercados e frigoríficos que passam pelo serviço de inspeção federal. Quando houver o serviço de inspeção municipal, poderão ser recomendadas o consumo de carne dos mercados municipais.
“O Mercado da Quarenta hoje é o melhor mercado do Piauí, não existe outro igual no estado. Neste caso, há como a vigilância cobrar, pois existe uma estrutura física”, afirma Luciano Assunção.
Segundo o diretor da vigilância sanitária, existe um planejamento para construir um novo mercado próximo à Caramuru, quando estiver feito é que irá existir uma melhor qualidade.
Tacyane Machado e Eudes Rocha para o Proparnaiba.com
Category: local
0 comentários