Prefeita de Buriti dos Lopes devolve ao Estado gestão do hospital
Hospital Mariano Lucas de Sousa - Foto: Portal Boca do Povo
A prefeita de Buriti dos Lopes Ivana Fortes (PMDB) realizou uma reunião na noite da última terça-feira (03) no Hospital Mariano Lucas de Sousa com funcionários lotados naquele hospital para informar aos mesmos que estará devolvendo aquela instituição para o Governo do Estado do Piauí.
A prefeita argumenta que o Governo Estadual não cumpriu com suas obrigações e por isso está sendo obrigada a devolver o hospital.
Desde que o hospital foi municipalizado não funciona nada. As reclamações das pessoas que necessitam dos serviços acumulam-se dia a dia e todos aqueles que dão entrada no mesmo são imediatamente transferidos para Parnaíba, porque nem mesmo o básico tem. O atendimento precário no Mariano Lucas de Sousa sempre foi um dos principais problemas enfrentados pela atual prefeita.
Segundo Pedro Eugênio Sabiá, representante da @PP Consult, Empresa de Assessoria e Consultoria em Gestão Pública, contratada pela Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, a gestão do hospital até o ano de 2007 era de responsabilidade do Governo Estadual, porém atendendo a iniciativa do Governo Federal de municipalizar o serviço de saúde pública este passou para a gestão municipal, todavia nos cinco primeiros meses o município não teria recebido nenhum recurso financeiro nem tampouco recursos técnicos oriundos do estado e isso teria sido essencial para iniciar a sequência de problemas que se sucederiam naquele espaço público de saúde.
Pedro Eugênio esclareceu que, em 2009 venceu-se o contrato da gestão municipal e desde então várias tentativas foram efetuadas no sentido de devolver ao Estado a gestão do hospital, pois este não estava recebendo os recursos necessários para seu funcionamento de maneira adequada. O Ministério Público também tentou intervir, convocando por três vezes audiência em Teresina com a Secretaria Estadual de Saúde sem no entanto ter sucesso, o Estado não mais queria de volta a gestão.
O entrevistado mencionou que diante disso e sem ter condições de fazer funcionar a contento de todos o hospital local, a Prefeita Ivana Fortes protocolou ofício na Secretaria Estadual de Saúde devolvendo a gestão definitivamente para mesma, e que fecharia as portas do hospital na manhã deste sábado, 07 de janeiro. Aconselhada pela promotoria local, a prefeitura organizou o atendimento emergencial no PSF durante esse final de semana, e que na segunda vai acionar o Governo do Estado para que este assuma as responsabilidades, no que diz respeito à reabertura e manutenção do hospital Mariano Lucas de Sousa.
O Boca do Povo fez um registro do atual estado em que se encontra o hospital. A reforma que foi iniciada depois do meio do ano passado está paralisada há mais de um mês e não tem previsão para o reinicio das obras.
Com informações do Portal Boca do Povo e Portal Buritiense
Fotos: Portal Boca do Povo
Edição: Proparnaiba.com
Category: local
0 comentários