Em audiência pública, autoridades dão alternativas para a criação do IML de Parnaíba
Atendendo ao requerimento do presidente do legislativo parnaibano, vereador Gustavo Lima, aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 24, na Câmara Municipal de Parnaíba, uma Audiência Pública com o objetivo de debater a importância de se implantar um Instituto Médico Legal - IML em Parnaíba, e que deve atender toda a região Norte do estado do Piauí.
Compareceram à audiência os vereadores Antonio Cardoso, Beto Teles, Ronaldo Prado, João Câncio Neto, Gerivaldo Benicio e o presidente da casa, Gustavo Lima, e ainda o Promotor de Justiça Antenor Filgueiras, o Delegado Regional da Polícia Civil em Parnaíba Marcos Bastos, a Delegada da Mulher Vanda Abreu, o Delegado da Polícia Civil Eduardo Ferreira, o representante da Delegacia Geral de Polícia Civil João Marcelo Brasileiro, o presidente da OAB em Parnaíba Diógenes Meirelles, o diretor do HEDA - Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, médico Fares José, o secretário Municipal de Governo, José Carlos Martins, que representou o Prefeito José Hamilton, e representantes das cidades do Norte do Piauí.
O vereador Gustavo Lima presídio a audiência, falou sobre a importância da instalação deste IML na cidade, e garantiu “total disponibilidade da Câmara de Parnaíba na concretização deste ideal”.
O autor da Ação Civil que requer junto ao Ministério Público do Estado do Piauí a criação do IML em Parnaíba, promotor Antenor Filgueiras, esclareceu a todos os presentes sobre a necessidade de um IML na cidade. Segundo ele, atualmente os corpos são enviados para o HEDA, onde não há preparo algum para que sejam realizados os exames de necropsia e laudos cadavéricos, acarretando na demora na liberação dos corpos.
O diretor do HEDA, Fares José, contou sobre as condições encontradas no hospital. “O HEDA tem realizado mensalmente cerca de 11 mil atendimentos, onde o foco principal são as urgências e emergências, impossibilitando agilidade nos serviços do necrotério” explicou.
A proposta é que seja construído um IML com compacidade para atender todo o Norte do Piauí, onde serão realizados além de necropsias e laudos cadavéricos, exames de perícias. Para isso o Promotor de Justiça Antenor Filgueiras destacou a necessidade de contratação de Policiais Especializados, por meio de um concurso público.
O secretário Municipal de Governo, José Carlos Martins, disse que a Prefeitura de Parnaíba busca sempre se manifestar de formar positiva para tudo que venha em benefício da sociedade. “A Prefeitura está disposta a doar o terreno para a construção do IML”, finalizou.
O representante da Delegacia Geral de Polícia Civil, João Marcelo, sugeriu que de imediato seja instalado em algum prédio público um Posto Avançado do IML, até que passem todos os procedimentos burocráticos para instalação de um IML em Parnaíba em definitivo.
Pensando na sugestão do Dr. João Marcelo, o vereador João Câncio Neto indicou o Hospital Colônia do Carpina, localizado na Avenida São Sebastião, e que em breve será desativado, para abrigar o Posto Avançado do IML, até que se instale o IML permanente.
Ascom CMP.
PARNAÍBA E LITORAL
Category: local
0 comentários